![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuSAqEORz4TuYmazUo4MZZJ8V300XRXp1kCEIxHmcwkFZz9TXRptw6z5cnpeEj02Qk02m4IhCvZEDNK13YDxIHQAhYgfDWEYsbMt7cECeGk6HJuNGdUnjD1GHpoROEwZBkgD1z1V17dlaD/s320/stress2.jpg)
Nas últimas décadas, cada vez mais há pessoas que sofrem de stress, afectando grande parte da população activa, sendo um dos grandes males do séc. XXI.
- O que é o stress?
O stress é uma reacção natural do organismo diante de um estimulo ou situação especial de tensão ou de intensa emoção, que pode ocorrer em qualquer pessoa, independentemente da idade, raça, sexo e situação socioeconómica.
- Reconhecer o que é o stress, sintomas do stress:
2.1 - dores de cabeça, esquecimentos, batimentos cardíacos acelerados, mau humor, choros sem motivo, recolhimento, músculos doridos ou mãos frias e húmidas podem ser alguns sintomas.
2.2 - Sintomas de stress incluem manifestações mentais, físicas e sociais, perda ou aumento do apetite, exaustão, tristeza, insónia e sonolência, diminuição da capacidade da concentração e atenção.
- As causas comuns do stress.
Cada pessoa reage de forma diferente a possíveis factores da vida. Não existe pois factores absolutos, mas algumas causas comuns do stress são por exemplo:
3.1 - O estilo de vida elevado;
3.2 - Situações traumatizantes;
3.3 - Divórcio;
3.4 - Conflitos em casa ou no trabalho;
3.5 - Sensação de insegurança;
3.6 - Perda da estabilidade económica, como ser despedido;
3.7 - Morte de pessoas próximas e outras mais causas.
- Podemos compreender o stress tendo duas origens:
4.1 - Interna:
Os agentes stressores originam-se na própria pessoa, pensamentos, modo de ver o mundo, nível de assertividade, ansiedade e a reacção à vida.
4.2 - Externa:
Os agentes stressores originam-se no ambiente promotor de traumas, acontecimentos.
- Podemos compreender o stress de duas maneiras:
5.1 – o stress positivo, que nos leva à criatividade.
5.2 – o stress negativo, que nos leva a uma postura pessimista e derrotista, frente aos nossos problemas e desafios.
- Podemos caracterizar o stress em três grandes momentos:
6.1 – Alerta: o corpo e todo o metabolismo sofre acelerações, está ocorrendo a percepção de perigo.
6.2 – Resistência: desgaste de energia que utiliza, sente cansaço e queda da resistência orgânica, dificuldades de concentração e memória, podemos desenvolver problemas simples como dor de cabeça, entre outros.
6.3 – Exaustão: aumento de intensidade de sintomas e possíveis doenças como hipertensão arterial crónica, úlceras gástricas, diabetes, depressão, problemas de pele, entre outros.